Se estiver em Londres, nem pense em furar a fila!

Os britânicos são conhecidos pelo hábito de formar fila para tudo e aguardar pacientemente a sua vez, mesmo quando estão esperando o ônibus. Contudo, poucos estudantes de Inglês têm ciência desse aspecto da cultura londrina e terminam enfrentando situações embaraçosas por falta de conhecimento.

Ocasionalmente, alguns artigos na imprensa britânica afirmam que as filas estão ultrapassadas e com seus dias contados no mundo agitado de hoje, Um deles, por exemplo, lembrou que várias pessoas ficaram feridas numa loja de departamentos de Londres em 2005, quando cerca de 6 mil pessoas apareceram no dia da abertura da loja, o que provocou um tremendo alvoroço quando as portas se abriram, resultando em vários incidentes.

Contudo, o hábito da fila segue firme entre os londrinos e é observado mesmo em situações inusitadas para nós brasileiros, como nos estacionamentos abertos de shoppings, por exemplo. Se o pátio estiver lotado, deve-se aguardar pacientemente dentro do carro, até que surja a oportunidade de estacionar. É o emprego da máxima: “quem chega primeiro, será servido primeiro”

O hábito de formar fila é observado mesmo nos casos em que você é a primeira pessoa a chegar. Em um ponto de ônibus, por exemplo, você deve se posicionar o mais próximo possível do lugar da parada do veículo, de forma a deixar claro que você foi o primeiro a chegar. O que deve ser evitado é ficar circulando nas proximidades do ponto e depois reivindicar o primeiro lugar na fila.

Veja algumas dicas preciosas da professora de Inglês Rachel Roberts, publicadas na edição 342 da revista Speak Up para que você não “pegue mico” em sua próxima viagem à Inglaterra. Boa viagem e boa sorte

SITUAÇÃO O QUE VOCE PODE DIZER/FAZER
Você não sabe onde se posicionar Pergunte: “Esse é o final da fila”?ou “Você é o último na fila”?
Alguém acidentalmente entrou na fila à sua frente Tussa discretamente. Se não funcionar, tussa um pouco mais alto. Diga: “Desculpe-me mas esse não é o fim da fila”
Alguém está claramente tentando furar a fila Diga firmemente: Desculpe, mas estamos todos aguardando na fila. O final da fila é ali (apontado com o dedo)
Você está realmente com pressa e pode perder o trem Olhe insistentemente para o relógio, mostre que está agitado e diga em voz alta”Oh não. Vou terminar perdendo o trem”. Pode ser que dê certo e alguém lhe deixe furar a fila
Na fila do supermercado, você tem apenas um item para despachar e gostaria de passar à frente

 

Você gostaria de juntar-se a um amigo que está mais à frente na fila

Não tem jeito. Aguarde a sua vez

 

 

 

Nem pense nisso!!!

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s