Um Coach deve dar Conselhos?

coaching-outdoors-21538110

Essa questão foi objeto de um post recente da  School of Coach Mastery e é tão instigante quanto pertinente. Afinal, quem procura um profissional liberal o faz em busca de uma solução ou aconselhamento. Quem  recorre a um advogado busca uma orientação legal; quem procura um contador, espera uma orientação contábil,e assim por diante. Por que então não pedir conselhos a um Coach?

Duas das definições de Coaching, dentre as muitas existentes, embora dela se aproximem, não respondem diretamente a pergunta, conforme se pode depreender nos exemplos da própria American School e do Institute of Coaching  Federation – IFC:

” Coaching e uma conversação customizada que visa empoderar o cliente para obter o que ele deseja, pensando e agindo mais criativamente” (SCF);

” Coaching é uma parceria com o cliente, num processo estimulador e criativo, que o inspire a maximizar o seu potencial pessoal e profissional” (IFC)

Numa definição mais curta e direta, David Rock, um dos pioneiros do Coaching, diz que “Coaches ajudam as pessoas e pensar melhor“. Daí pode surgir outro questionamento: “Mas alguém vai pagar centenas de reais por uma sessão de Coaching só para aprender a pensar melhor”?

O QUE É E O QUE NÃO É COACHING, AFINAL

O objetivo principal do Coach e ajudar o ciente a mudar o seu mindset (modelo mental) e não “curar” o cliente. Quando os Coachees aprendem a pensar melhor,   passam a descobrir soluções para os problemas,  e os caminhos que levem à sua superação e ao atingimento de suas metas e objetivos. Passam, também, a demonstrar um sentimento de gratidão pelo que já alcançaram na vida e a encontrar forças que lhe eram desconhecidas ou estavam reprimidas, bem como a identificar os valores que os impulsionem para a frente.

O Coaching é, não raro, comparado e atividades que a ele se assemelham, mas que envolvem práticas distintas, como é o caso da terapia, counseling, ou aconselhamento, mentoria e consultoria.

A terapia ou psicoterapia trabalha com pessoas que apresentem distúrbios ou diagnósticos de problemas mentais e suas abordagens tradicionais costumam focar o passado do individuo. O Coach não trabalha com esse tipo de pessoas e seu foco são as ações presentes, voltadas para a construção do futuro desejado pelo cliente..

Um consultor, por seu turno, é um especialista em determinada área, e é contratado para dar recomendações e apontar soluções.

Já o mentor costuma ser um funcionário mais velho ou experiente (supervisor, gerente, diretor) que se vale de seu conhecimento acumulado para acompanhar, aconselhar e treinar pessoas mas jovens, numa relação que se assemelha à de mestre e discípulo.

O aconselhamento (ou counseling), designa uma série de práticas que envolvem a orientação, assessoramento, ajuda – e como o próprio nome sugere, o aconselhamento.

O Coach, por sua vez, não dá conselhos, não impõe suas próprias soluções ao cliente, nem estabelece com ele uma relação de mentor. O processo de Coaching, calcado em metodologias  e técnicas especificas, leva o cliente a encontrar as suas próprias soluções.

Em situações excepcionais, quando o cliente mostra dificuldades em encontrar alternativas, o Coach pode até dizer ” algumas pessoas fizeram X, Y ou Z em tais situações e obtiveram resultados positivos. O que você acha disso? Poderia tentar algo parecido? O que não pode é dizer “você deve  fazer isso ou aquilo”No primeiro exemplo, o Coach está apresentando opções; no segundo, está simplesmente dando conselhos. 

Enfim, se você possui qualificação e está legalmente habilitado a exercer algumas das profissões acima mencionadas, você pode ou talvez até deva dar conselhos. O que não pode é fazer isso – e cobrar por isso – dizendo que está fazendo Coaching!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s