O Líder Alpha

lider-alpha-blog

Na década de 80, uma pesquisa pioneira desenvolvida por Jon Bentz, trouxe à luz dados reveladores sobre as causas do fracasso no ambiente profissional. Ao realizar uma pesquisa entre os gerentes da Sears, cujas carreiras tinham descarrilado, Bentz constatou que,embora esses profissionais possuíssem uma série de características positivas, também  apresentavam problemas de caráter e personalidade que os afastavam de seus subordinados e os impediam de construir times eficazes.

O tema continuou a ser objeto de pesquisas não só pelas perdas que esse comportamento traz para esses profissionais, mas também pelo prejuízo causado para as empresas. Pesquisa realizada pela DeVries e Kaiser com profissionais de RH constatou que o prejuizo causada por cada executivo júnior que revelava esses traços de personalidade oscilava entre U$ 750 mil e U$ 1 milhão

As principais causas são atribuídas a problemas de relacionamento e pela inabilidade de se adaptar às mudanças geradas pelo lado obscuro de suas personalidade. Uma contribuição importante para entender a relação entre os traços de personalidade do lider e as razões que levam ao fracasso foi dada por Kate Ludeman e Eddie Eriandson, respectivamente presidente e vice-presidente.

No artigo Coaching The Alpha Male, publicado em maio de 2004 na Harvard Business Review, os autores, com base numa pesquisa feita durante cinco anos, com mais de dois mil executivos de alto escalão das empresas e do governo dos Estados Unidos, estudaram o perfil e peculiaridades do líder, que eles definiram como macho alpha. A repercussão obtida pelo artigo levou Ludeman e Eriandson a aprofundar o assunto, o que deu origem ao livro A Sindrome do Macho Alpha – Porque Mudar antes de Sabotar a si Próprio.

MAS AFINAL O QUE É O MACHO ALPHA?

lobo-alpha-blog

O termo vem da biologia e é usado na para o estudo da ordem social dos animais superiores(macacos e lobos, por exemplo) para designar o líder que se destaca pela força e habilidade e, por isso mesmo, exerce o domínio sobre os demais – daí o nome alpha, primeira letra do alfabeto, que indica primazia.

Entre os seres humanos, alpha é definido como uma pessoa que tende a assumir um papel dominante em situações sociais e profissionais, o que levou os autores da pesquisa a utilizarem essa denominação para as pessoas cuja personalidade transmite poder e autoridade, e que adotam uma postura agressiva na busca por resultados, exigindo demais de si mesmo e dos outros. Corajosos e autoconfiantes, são movidos por idéias audaciosas e inovadoras e por objetivos ambiciosos, que perseguem com tenacidade e senso de missão.

Pontos Fortes dos Alphas

  • Agressividade e empreendedorismo, com foco em resultados e na elevação da performance;
  • Coragem e autoconfiança, estimulada por idéias inovadoras e metas ambiciosas;
  • Perseverança e tenacidade na perseguição de seus objetivos;
  • Habilidade de liderança admirada por outras pessoas;

Pontos Fracos

  • Podem ser exigentes, impacientes e incapazes de ouvir;
  • Lutam por seguir seus caminhos, mesmo quando estes estão errados;
  • Tendem a desmoralizar seus subordinados por meio de táticas abusivas;
  • Quando em posição de subordinação, podem não colaborar.

Os Quatros Tipos de Alpha

super-heroisTodos os alpha são competitivos, exigentes e direcionados para objetivos. Porém, em cada estilo alpha essas qualidades comuns se expressam de diferentes maneiras, de acordo com cada estilo alpha,que são:

Comandantes: líderes cheios de magnetismo, entregam-se com intensidade em tudo que fazem; Mobilizam equipes e as energizam com sua postura decidida e paixão, sem necessariamente se envolver com detalhes. Os comandantes assumem desafios e apontam caminhos, empurram as pessoas em direção a seus objetivos. O risco desse estilo é o de atropelar os seus subordinados como se fossem tratores.

Visionários: intuitivos, curiosos, expansivos, inspiradores e voltados para o futuro, eles costumam enxergar as possibilidades antes dos outros, e sua imaginação os leva a liderar com paixão e entusiamos. O risco é que podem ignorar a realidade e fechar-se à opinião dos outros e, assim, conduzir sua equipe em direção ao fracasso.

Estrategistas: são sistemáticos, metódicos e se baseiam em dados e fatos, com um olhar aguçado para padrões e problemas. Pelo bom senso apurado, os estrategistas abordam os temas com racionalidade e grande poder de análise. O risco é que podem ser egocêntricos e ignorar a opinião dos outros.

Executores: ativos e focados nos detalhes, os executores injetam em si mesmos e nas equipes um forte senso de responsabilidade, revelando especial habilidade na estrutura e gestão de projetos. Podem, contudo, criar bloqueios na equipe e paralisar os projetos, caso se concentrem no microgerenciamento.

Quando estão em equilíbrio e em pleno comando de suas forças, os alpha são estimados pelos colegas e admirados pelos seus pares. O problema ocorre quando utilizam seus pontos fortes de forma inadequada fazendo com que sua segurança se transforme em arrogância, sua tenacidade vire teimosia cega e sua competitividade se transforme numa luta de morte, em que até mesmo seus colabores sejam vistos como rivais a serem vencidos. Essa guinada rumo aos aspectos mais extremos de sua personalidade compõe o que Ludeman e Eriandson chamam de Síndrome do Macho Alpha, e pode ter efeitos devastadores, capazes de trazer prejuízos à sua carreira e às empresas.

Assim, a principal ameaça para o macho alpha é administrar a si mesmo. Se não aprender a manter o equilíbrio e usar suas forças a seu favor, as mesmas características que o levaram ao topo podem vir a derrubá-lo, como aconteceu em 2008 no auge da crise econômica que assolou os Estados Unidos. Nas páginas dos jornais e revistas, os mesmos CEOs que eram incensados pela mídia, passaram a ser criticados pela ganância, temeridade e cegueira;

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s