Quais as Mentiras que Você vem Contando para si Mesmo?

limiting-beliefs-and-mindsets-ball-chain

Em seu livro “Excuses Begone” (algo como “Deixe as desculpas para trás”, numa tradução livre para o Português), o escritor Wayne Dier, falecido ano passado, fala de 17 desculpas que utilizamos para justificar nossa procrastinação, e que, por envolverem crenças limitantes, nos impedem de perseguir os nossos abjetivos e realizar os nossos sonhos.

Para citar apenas uma delas – e uma das mais recorrente – a do “estou velho demais para…”, Wayne descreve a história de uma senhora que acreditava já ter passado da idade para ingressar num curso universitário que gostaria de fazer.

  •  Quanto anos você terá quando concluir o curso? – perguntou Wayne;
  • 57 anos – respondeu a senhora;
  • E quantos anos se passarão, quer você faça o curso ou não?
  • – Cinco, respondeu timidamente a senhora, já admitindo a conclusão inevitável da pergunta.

A conclusão, de fato, é autoexplicativa. Quer você faça ou não faça alguma coisa por causa da idade, o tempo decorrido será o mesmo. Por que, então, não utiliza-lo para fazer alguma coisa que lhe dê satisfação e possa impactar positivamente a sua vida?

O autor dá o seu próprio exemplo para mostrar que o fato idade não deve se constituir um entrave ou impedimento para fazer o que almejamos. Aos 17 anos já havia escrito o seu primeiro romance. Com 42 preparou-se para correr e disputar a sua primeira maratona – a Maratona da Grécia. E aos 68 anos foi o produtor e ator principal do filme Shift, bastante elogiado pela critica.

Segundo Wayne Dier, o tempo decorrido entre o “ainda estou muito novo” e o “já estou muito velho” é praticamente imperceptível. Crescemos ouvindo “você não pode andar de bicicleta até chegar aos 7 anos”, “não pode sair á noite até completar 15 anos”, por aí vai.E quando chegamos aos 40, estamos dizendo a nós mesmos que já estamos velhos demais para iniciar uma nova atividade profissional ou recomeçar um novo relacionamento pessoal. “Comporte-se. Você já tem … anos. Aja de acordo com a sua idade” é o que passamos a ouvir.

Assim, quando se sentir bloqueado de fazer alguma por se achar muito velho, lembre-se disso.

O tempo vai passar de qualquer jeito!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s