Como atingir suas metas em 12 passos

goals-2

” A principal razão para o fracasso é que as pessoas não desenvolvem novos planos para substituir aqueles que não deram certo” – Napoleon Hill

Em seu livro “Goals – How to get everything you want faster than you ever thought possible,Brian Tracy, palestrante internacional e autor de best-selllers, descreve um método de 12 passos para atingir metas e objetivos, aqui sintetizados:

1 – Decida exatamente o que você quer em cada área de sua vida

Comece por imaginar que não existem limitações para que você consiga tudo o que ser ser, ter ou fazer,  e que tem todos os recursos necessários para conseguir qualquer meta que  pretende atingir.

Se tivesse uma varinha de condão que pudesse tornar sua vida perfeita nas principais áreas de sua vida como ela seria?

Finanças:  quanto você quer ganhar este ano, no próximo,  e nos cinco anos seguintes a partir de agora?

Família:  que tipo de estilo de vida quer criar para você e sua família?

Saúde: como a sua saúde seria diferente se fosse perfeita em todos os sentidos?

Patrimônio: quanto você gostaria de poupar e acumular durante a sua vida?

Escreva rapidamente seus três maiores objetivos em cada área, sem racionalizações nem julgamentos, mas da forma mais detalhada possível.

2 – Coloque as suas metas no papel

Suas metas devem ser escritas e devem ser claras, específicas, detalhadas e mensuráveis. Não as mantenha vagando na sua cabeça. Comprometa-se com elas, tornando-as vívidas quando você  as transpõe para o papel.

3 – Defina uma data-limite

Nosso subconsciente usa “deadlines” (datas limite) como uma força de, consciente ou inconscientemente, nos direcionar para os nossos objetivos. Se a sua meta é muito grande e parecer intimidadora, use sub-metas e defina o prazo de conclusão de cada uma delas. Se você, por exemplo, quer atingir sua independência financeira, estabeleça metas de 10 ou 20 anos e as transforme em metas anuais, de forma a identificar quanto tem que poupar e investir a cada ano.

goals-1

4 – Identifique os obstáculos 

Por que você ainda não atingiu suas metas? Segundo a Teoria das Restrições de que trata Brian Tracy, há sempre um fator limitante que determina a velocidade no atingimento de nossas metas. Quais são os seus?

A Lei 80/20, também conhecida como Lei ou Principio de Pareto, se aplica também a essa situação. Cerca de 80% das razões que estão nos imobilizando estão dentro de nós mesmos(falta de conhecimentos ou habilidades técnicas, descaso com a saúde, etc,etc). Apenas 20% se devem a fatores externos, que fogem ao nosso controle. Comece pelos que dependem só de você.

5 – Identifique os recursos de que precisa

Comece por identificar os recursos (técnicos,financeiros, materiais) de que você precisa para conseguir seus objetivos, perguntado-se: “Que habilidade ou conhecimento eu já tenho que, se desenvolvida em todo o seu potencial, me traria o impacto mais positivo na minha vida e me permitiria atingir minha meta mais importante”?

A partir de sua resposta, coloque no papel o plano que você precisa traçar e trabalhe nele diariamente.

6 – Identifique as pessoas que podem lhe ajudar

Faça uma lista das pessoas com quem você precisa trabalhar ou se envolver para atingir sua meta. Comece pelos membros de sua família que possam lhe dar o apoio e suporte necessários. Relacione seu chefe, colegas de trabalho e subordinados e especialmente identifique os clientes potenciais e possíveis compradores de seu produto ou serviço, que lhe possibilite obter a receita financeira que almeja.

Identificada as pessoas-chave e faça a si mesmo a pergunta: “E o que elas ganham com isso?”. Se você quer o sucesso, seja uma pessoa que dá e não aquela que apenas recebe.

Para realizar seus sonhos e atingir suas grandes metas e objetivos, você também precisa ajudar outras pessoas, como uma via de mão dupla. As pessoas mais bem sucedidas são exatamente aquelas que mantém um network com quem possam estabelecer um relacionamento de colaboração mútua.

7 – Faça uma lista de tudo que você precisa para atingir suas metas

Uma vez levantados todos os recursos de que necessita, identificados os obstáculos que precisa transpor, os relacionamentos que precisa cultivar e as habilidades e conhecimentos que precisa desenvolver, você chegará á conclusão que a jornada em direção á sua meta é bem mais alcançável do que pode ter imaginado a principio.

“Uma jornada de milhares de quilômetros começa com um simples passo”. Você pode construir a maior parede colocando um tijolo de cada vez.

goals-38 – Organize sua lista em um plano, definindo a sequencia e a prioridade

O que você deve fazer antes de qualquer outra coisa e em que ordem? O que é mais importante e menos importante?

A regra 80/20 diz que 80% de seus resultados decorrem de 20% de suas atividades e que os primeiros 20% do tempo que você gasta no planejamento e organização de seu plano poderão representar 80% do tempo e esforço requeridos para atingir as suas metas, daí a importância de um bom planejamento.

9 – Monte um plano de ação em uma série de passos desde o inicio até a conclusão da meta

 Planeje cada dia, semana e mês com antecedência: o mês, no inicio de cada mês; a semana, no final  da semana anterior,  e o dia,  no final do dia anterior. Segundo Brian, cada minuto que se  gasta no planejamento nos economiza 10 minutos na execução

10 – Selecione sua tarefa mais importante de cada dia

Estabeleça prioridades usando a regra dos 80/20. Pergunte-se: “Se seu pudesse concluir apenas uma tarefa, qual delas seria a mais importante”? e, conhecida a resposta, coloque um número 1 ao lado daquela atividade.

Faça a mesma pergunta em relação á segunda tarefa e coloque um número 2 ao lado dela.

Continue se questionando em relação a sua lista de tarefas, sobre qual seria o uso mais valioso de seu time,  e numere cada uma delas  de acordo com a sua prioridade

Foco e concentração são a chave do sucesso. O foco nos permite saber exatamente o que queremos alcançar e a concentração exige que nos dediquemos a fazer prioritariamente as tarefas que nos movam em direção as nossas metas.

11 – Desenvolva a auto-disciplina

Assim que tiver identificada a sua tarefa mais importante, dedique-se inteiramente á sua execução até que ela esteja concluída. A habilidade em selecionar e se concentrar na tarefa prioritária, sem distrações ou interrupções, poderá dobrar ou até triplicar a qualidade de seu trabalho, com impactos positivos em sua produtividade.

12 – Pratique a visualização

Crie uma imagem clara, vívida, excitante e emocional de suas metas como se elas já fossem uma realidade. Se a sua meta é um novo carro, imagine-se dirigindo aquele carro, da marca e cor que você deseja. Se é uma viagem de férias, imagine-se desfrutando das belezas do lugar para onde planeja ir.

A visualização tem um efeito poderoso para a consecução daquilo que desejamos porque, aliada á emoção, gera um grande impacto tanto no nosso consciente quanto no nosso inconsciente, permitindo-nos realizar nossos sonhos mais rápido do que poderíamos imaginar.

Persistência á a auto-disciplina em ação. Decida antecipadamente que,  não importa o que acontecer,  você não irá desistir. Toda vez que você persistir em direção às suas metas e superar os inevitáveis obstáculos que surgirão no caminho, você se sentirá uma pessoa mais forte e  melhor,  e estará fortalecendo a sua autoestima e auto-confiança.

Assim, decida exatamente o que você quer, escreva as suas metas, monte um plano de ação e trabalhe nele a cada dia, de forma consistente até que se transforme em um hábito, tornando irreversível o atingimento de suas metas e a realização de seus sonhos!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s