Um método de produtividade de 1918 e ainda eficaz

productutivity-2

Em 1918, Charles M.Schwab já era considerado um dos homens mais ricos da América. Presidente da Bethlehem Steel Corporation, o maior estaleiro e o segundo produtor de aço dos Estados Unidos, ele era um homem com visão moderna e sempre buscava estar á frente da concorrência.

Obcecado com eficiência e produtividade, Schwad agendou uma reunião com um respeitado consultor, chamado Irvy Lee, ele próprio um bem sucedido homem de negócios e considerado um dos maiores especialistas na área de relações públicas.

– “Mostre-me como aumentar a produtividade da minha equipe e como gerar mais resultados”- disse Schwab;

-” Preciso de 15 minutos com cada um dos seus principais executivos -propôs Lee

– “Quanto isso vai me custar”? – quis saber Schwab, com seu estilo franco e direto;

– “Nada, a menos que funcione” – respondeu Lee. “Ao final de três meses, você pode me mandar um cheque equivalente ao valor que você atribuir ao meu trabalho”

O MÉTODO LEE IRVY

productivity

Durante seus 15 minutos de reunião com os executivos, Lee lhes explicou seu método para aumentar a produtividade da equipe:

  • ao final de cada dia de trabalho, escrevam as seis tarefas mais importantes do dia seguinte, e não mais do que seis;
  • priorizem cada uma dessas tarefas em ordem de importância;
  • na manhã seguinte, concentrem-se apenas na primeira tarefa e trabalhem nela até a sua conclusão, antes de seguir para a próxima tarefa;
  • mantenham esse procedimento ao longo do dia. Ao final do dia de trabalho, movam as tarefas não concluída para serem feitas prioritariamente no dia posterior;
  • repitam esse processo diariamente;

A estratégia parecia extremamente simples, mas Schwab e seus executivos resolveram testá-la.

Três meses depois, entusiasmado com o progresso verificado, Schwab chamou Lee em sua sala e lhe deu um cheque de U$ 25.000, equivalente, em números de hoje, a U$400.000.

Como um método tão simples pode valer tanto? O que o tornou tão eficaz? Seria eficaz nos dias de hoje com o advento da tecnologia e num ambiente de trabalho cercado de imprevistos e distrações de toda ordem?

PORQUE O MÉTODO FUNCIONA

stay-focused

Para James Clear, escritor e especialista em produtividade e mudança de hábitos, (link),o sucesso do método Lee Irvy se deve exatamente á sua simplicidade e contempla conceitos que ele próprio defende e utiliza nos dias de hoje:

O método força a tomada de decisões(grifar). Ao limitar o número de tarefas a seis (poderia ser cinco ou outro número próximo), ele força a concentrar o foco nas coisas mais importantes, ignorando as tarefas menores, que não geram resultado. Basicamente, se você não se compromete com nada, acaba sendo distraído ou absorvido por tudo.

Ele remove o stress de começar. O maior problema de um procrastinador é começar a tarefa que precisa ser feita. O método Lee Irvy lhe força a decidir qual será a sua primeira tarefa já na noite anterior, limpando a sua mente e possibilitando uma boa noite de sono,sem a preocupação de despertar à noite com a lembrança de que esqueceu alguma coisa;

Evita a multitarefa. Um dos mitos da produtividade é o que fazer várias coisas ao mesmo tempo é sinônimo de resultados, confundindo estar ocupado com ser produtivo, quando a realidade é exatamente o oposto. Se verificarmos o exemplo de pessoas de alto desempenho – atletas, artistas, professores, homens de negócios, etc – observa-se uma característica comum em todos eles – foco.

A razão é simples: você não pode ser excelente em uma atividade se dividir sua atenção em dez coisas diferentes. O sucesso exige foco e consistência.

Assim, faça primeiro o que for mais importante em cada dia. É o unio método de produtividade de que você precisa.

REFERENCIAS

SCOTT.M.Cutlip, “The Unseen Power;Public Relations. A History” (118/119)

MACKENZIE, R.Alec, “The Time Trap;

KAY, Mary, “You Can Have It All”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s