7 Passos para Desenvolver um Hábito e Tornar Realidade Suas Resoluções de Ano Novo

A chegada de um novo ano é o momento  em que a maioria das pessoas escolhe para formular as conhecidas resoluções de Ano Novo – perder peso, conseguir um emprego, parar de fumar, iniciar uma dieta, fazer exercícios – são algumas das mais conhecidas.

Embora não tenhamos estatísticas no Brasil, entre os norte-americanos menos de 10% consegue transformar essas resoluções em realidade, segundo dados recolhidos de vários blogs e publicações especializadas.

E isso ocorre porque muitas dessas resoluções significam apenas isso: a formulação de um desejo, expresso naquilo que deveríamos fazer, o que gostaríamos de fazer, o que as pessoas acham que deveríamos fazer – e não no que realmente queremos fazer.

Assim, para que nossos desejos se tornem realidade, temos que transformá-los em metas específicas, mensuráveis e realísticas, implementando hábitos que se tornem permanentes e se incorporem á realidade de nosso dia-a-dia.

No vídeo acima, Brian Tracy, CEO da Brian Tracy International Co., palestrante internacional e autor de best-sellers na área de autodesenvolvimento, afirma que a velocidade e duração da incorporação de novo–l hábito estão diretamente relacionado à intensidade das emoções que eles provocam.

É o caso, por exemplo, de uma pessoa que sabe que tem que parar de fumar, perder peso, adotar hábitos alimentares saudáveis, e só toma essa atitude depois de consultar um médico e descobrir que pode morrer prematuramente se não mudar radicalmente o seu estilo de vida.

Um outro exemplo é de uma pessoa que, inadvertidamente, toca num forno de micro-ondas quente ou leva um choque ao pegar numa tomada elétrica. A reação dura poucos segundos, mas a sensação provocada por essa experiência fica gravada para sempre.

7 Passos para Implementar um Novo Hábito

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Com base nessa premissa, Brian Tracy sugere sete passos para implementarmos novos hábitos e transformarmos em realidade as nossas metas e objetivos.

  1. Defina claramente o que você quer;
  2. Não permita exceções no período de formação do novo hábito, que, para alguns especialistas, é de 21 dias sem interrupção, nos casos de hábitos de média complexidade. Assim, se você que se levantar da cama às 6 horas da manhã e fazer uma caminhada, programe o despertador para esse horário , levante da cama ao primeiro toque, calce o seu tênis e roupa de ginástica, e vá em frente, sem se permitir exceções;
  3. Divulge a sua meta para pessoas  em quem confie e que possam lhe estimular, e assuma o compromisso com a sua implementação, prestando-lhes contas de seu progresso;
  4. Pratique o exercício da visualização e imagine-se como se já tivesse incorporado o novo hábito e agindo como tal, de forma a permitir que seu subconsciente assimile mais rapidamente a sua nova realidade;
  5. Faça afirmações positivas do tipo “eu posso fazer isso”, “eu consigo” etc, para neutralizar os efeitos negativos da sua voz interior , ao se ver diante de pensamentos limitantes que bloqueiem o atingimento de sua meta;
  6. Não desista. Tenha perseverança e siga em frente até que o novo hábito se incorpore á sua realidade e sua reprodução se torne automática e permanente.
  7. Comemore o seu progresso e presenteie-se com alguma coisa que lhe dê satisfação para manter-se motivado em direção ao seu objetivo.

Confira maiores detalhes no vídeo, implemente suas metas e objetivos e tenha em Ano Novo pleno de venturas e realizações.

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