Coaching para Grupos

coaching-de-grupo

 

O coaching para grupos é realizado por um coach e duas ou mais pessoas (coachees) e. assim como o coach individual, foca mudança e crescimento, performance e objetivos profissionais, porém com uma visão global que busca compreender a dinâmica e os processos de dialogo em grupo e promover o aprendizado conjunto.

A partir da sinergia construída nas sessões em grupo, busca-se gerar um efeito cascata, através do qual o coachee passa a influenciar seus colegas e a própria equipe, compartilhando diferentes perspectivas e experiências durante as sessões.

Diferenças entre o Coach em Grupo e Coach de Times

Apesar de assemelhados, coaching para grupos e coaching para times não significam a mesma coisa. Principais diferenças:

Times

 

coaching-de-grupos-2

Um time refere-se a uma equipe de trabalho na qual seus integrantes atuam juntos e visam atingir objetivos comuns, pelos quais são mutuamente responsáveis.

Assim, o coaching para times pode ser definido como um processo que visa ajudar os coachees  a usar seus recursos coletivos de forma coordenada e direcionada para a realização dos objetivos do time

Outra distinção relevante é que os times possuem um líder, o que merece uma consideração especial no coaching, uma vez que o  líder afeta diretamente a dinâmica, o ritmo e os resultados do time.

Além disso, os membros do time já possuem um relacionamento anterior ao processo de coaching, e que continuará a existir depois, dai porque o relacionamento entre os componentes da equipe é um dos focos fundamentais, já que a qualidade desse relacionamento é fundamental para a obtenção dos resultados esperados.

Grupos

O coaching para grupos e realizado com profissionais da mesma empresa, mas que não necessariamente fazem parte do mesmo time, e que podem nem mesmo atuar no mesmo departamento ou área da instituição.

No coaching em grupo o processo não é diretamente afetado pela liderança, já que estão envolvidos profissionais que se reportam a diferentes supervisores ou líderes que não participam das sessões.

Em muitos casos, o relacionamento entre os membros do grupo é superficial, o que constitui um desafio adicional para o coach, que deve trabalhar a interação do grupo, na medida em que esse relacionamento irá afetar a própria dinâmica do coaching.

Por fim, uma distinção importante diz respeito aos resultados esperados. Como o grupo não tem necessariamente objetivos comuns, o coach deve trabalhar objetivos e resultados individuais, porém no contexto de um processo que está se desenrolando coletivamente.

Quando deve ser realizado

O coaching para grupos é recomendado quando:

  • a empresa precisa de coaching para vários de seus profissionais ao mesmo tempo;
  • a organização busca uma opção que caiba em seu orçamento;
  • existe o objetivo de implantar,com mais rapidez, uma cultura de coaching dentro da organização

É importante ressaltar que, dependendo das circunstâncias, um mesmo coachee pode receber coaching de grupo e também coaching individual. Isso pode ser recomendável quando, por exemplo, o coachee possui necessidades especificas que precisem ser trabalhadas em sessões individuais

Para o bom resultado do processo, o coach deve:

  • ajudar o grupo a superar a relutância em explorar tópicos não usuais e o potencial de aprendizado dessa abordagem, respeitando, porém, os limites de cada individuo;
  • conduzir as sessões de modo a estimular os membros da equipe a aprender uns com os outros e garantir que todos sejam ouvidos;
  • evitar que um ou ou alguns dos participantes monopolizem as sessões, fazendo com que os demais se sintam excluídos;
  • reconhecer quando o coaching individual é mais apropriado do que o coaching em grupo, ou quando nenhuma dessas modalidades é indicada ao individuo ou ao próprio grupo.

O coaching para grupos oferece ás empresas a opção de atender um maior número de profissionais em um mesmo programa e para os coachees a experiência de fazer coaching junto com os colegas contribui para:

  • ter a oportunidade de trabalhar em conjunto para atingir objetivos e superar obstáculos;
  • desenvolver insights mais apurados no processo psicodinâmico do grupo;
  • aprimorar as habilidades de dialogar e de se comunicar.

Num próximo post, abordaremos a principal ferramenta utilizada nas sessões de coaching em grupo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s