Quer Criar um Hábito? Não quebre a corrente!

 

SeinfeldJerry Seinfeld é um famoso comediante americano, ator, produtor e escritor, e mais conhecido pelo sitcom Seinfeld, que é basicamente uma versão dele próprio, e até hoje um enorme sucesso na televisão.

Seinfel nasceu no Brooklyn e cursou a Universidade Estadual de Nova Iorque, onde se graduou em teatro e comunicações, mas seu grande sonho sonho sempre foi atuar nas chamadas stand-up comedy.

Segundo dados da revista Forbes, o faturamento de Seinfeld,somente em 2004, alcançou a extraordinária marca dos U$ 264 milhões e vem se mantendo constante nos anos seguintes, o que o levou a ocupar o primeiro lugar no ranking dos comediantes mais bem pagos do mundo.

Qual a razão do extraordinário sucesso de Seinfeld numa área artística em que muitos lutam desesperadamente para sobreviver? O que ele fazia que outros não estavam fazendo? Enfim, qual era a fórmula de seu sucesso?

Foi atrás dessas respostas que um desenvolvedor de software e aspirante a ator de comédias, chamado Brad Isaac, tentou um contato com Seinfeld antes do início de um dos seus shows, sem muita esperança de sequer ser recebido.

Para sua surpresa, Seinfeld não só o recebeu amavelmente como lhe deu o conselho que Brad jamais esqueceu e passou a adotar dali em em diante.

Em entrevista ao site Lifejack, Brad relatou o conselho nas próprias palavras de Seinfeld:

Seinfeld 2

” Ele me disse que para nos tornarmos um comediante cada vez melhor, temos que escrever piadas melhores a cada dia, e para isso temos que escrever diariamente, quer estejamos dispostos ou não.

“Mais importante do que o conselho – relata Brad – foi a fórmula que ele me ensinou para manter a rotina de escrever diariamente, sem depender de força de vontade”

Compre um grande calendário de parede, com visualização de todos os dias e meses do ano. Compre também um marcador vermelho e marque um X todos os dias em que escrever uma nova piada, até formar uma grande corrente no calendário. Não deixe de escrever um dia sequer para não quebrar a corrente”

E finalizou enfatizando: “não deixe quebrar a corrente”

Por que a fórmula funciona

Ressalte-se que, em nenhum momento, Seinfeld mencionou sobre a qualidade do trabalho, enfatizando, porém, a necessidade da disciplina e da constância da prática, que inexoravelmente levaria ao aperfeiçoamento contínuo. Assim, o sucesso da fórmula não reside no resultado, mas no processo em si e no incremento do hábito,  que constitui um poderoso instrumento contra a procrastinação.

Isso pode ser replicado em qualquer área da vida e para qualquer hábito que pretendemos desenvolver, seja começar a escrever um blog, iniciar uma rotina de caminhadas, perder peso, etc. Comece pequeno mas de forma constante, incrementando o ritmo a cada dia.

Mas sobretudo, não quebre a corrente.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s