O que é Leadership Coaching

 

Leardership coaching 3

“Liderança é a habilidade de obter consenso e compromisso com objetivos comuns, além de exigências organizacionais, que são alcançadas com a experiência de contribuição e satisfação” – James J.Cribbhin, autor de “Leadership: Strategies for Organizational Effectiveness”

Leadership coaching é um processo voltado para o desenvolvimento da liderança e que pode ser utilizado para o crescimento individual ou de um grupo de pessoas, objetivando melhorar o desempenho dos lideres, aumentar o nível de resultados positivos do profissional, da empresa e dos negócios. Para tanto, são utilizadas técnicas, ferramentais e metodologias conduzidas por um profissional habilitado – o executive coach

Num cenário de continuas mudanças e permanente evolução no mundo dos negócios, os lideres precisam ampliar sua visão para detectar oportunidades que possam levar a organização ao sucesso. Por isso, um treinamento focado na melhoria do desempenho do líder aumenta ainda mais a motivação e eficiência da equipe.

“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum” – James. C.Hunter – O Monge e O Executivo.

Leardership coaching 2

 

O leadership coaching ajudará o cliente (ou coachee) a

  • identificar seus pontos fortes e áreas que precisam de desenvolvimento;
  • dar e receber feedbacks construtivos;
  • identificar e criar planos de ação colaborativa para o futu
  • desenvolver um plano de sustentabilidade para assegurar uma implementação bem sucedida;
  • identificar os recursos que podem ajudar os membros da equipe no processo de aprendizagem

O leadership coaching também auxilia o líder a buscar novas formas de interação com sua equipe, de modo a que cada um individualmente possa atingir o seu potencial Objetiva, também:

  • estimular o sentimento de parceria e de pertencimento entre colegas;
  • motivar os funcionários estabelecendo confiança e motivação;
  • criar alinhamento entre os objetivos pessoais e organizacionais;
  • gerar resultados positivos no longo prazo;
  • aprender novas habilidades e reconhecer que a liderança e um processo permanente de aprendizagem;

“Liderança é a capacidade de criar uma visão apaixonante, transformá-la em realidade e mantê-la por um longo período de tempo” – Warren Bennis, psicólogo e pioneiro no estudo da liderança.

Leadership coaching

 

O que o leadership coaching não é

Não é terapia

A terapia trabalha com disfunções psicológicas e questões de vida. O leadership coaching trabalha com performance profissional e liderança. O Life Coaching, ou Coaching de Vida,

pode abordar questões pessoais e profissionais, buscando o equilíbrio entre elas. No leardership coaching, porém, o foco é muito mais centrado nos impactos profissionais e no desempenho no trabalho.

Não é “gerenciamento de performance”

Se o processo de coaching para o qual um profissional é contratado fizer parte de um programa de gerenciamento de performance, então isso precisa ser esclarecido de forma clara e transparente para todos os envolvidos, para que saibam antecipadamente das consequências e das regras de confidencialidade

Não é simplesmente motivar e incentivar

O coach não deve atuar como uma espécie de animador de torcida. Seu papel é trabalhar a motivação intrínseca do cliente, para que possa lidar com o que realmente o motiva e com o que é importante.

Não está fundamentado apenas no trabalho com as emoções

Se as emoções do coachee estiverem impactando negativamente sua performance no trabalho, então o coach pode trabalhar com a pessoa para melhorar a gestão das emoções no ambiente profissional. O foco principal, porém, e muito mais o desempenho do que sentimentos ou emoções.

Não é necessariamente corretivo.

O leadership coaching não visa corrigir ou “curar” problemas, mas assessorar os lideres e suas equipes tanto no desenvolvimento quanto na melhoria da performance atual

O executive coach não é necessariamente um “expert”

O coach não precisa ser um especialista em todas as áreas nas quais atua, nem ter respostas para tudo, já que não é um conselheiro, consultor ou mentor. Cabe-lhe motivar a equipe com perguntas instigantes e poderosas, que os estimulem a buscar a melhor estratégia ou plano de ação.

Não é um processo onde o coach é responsável pela vontade de aprender e mudar

A motivação e responsabilidade final de mudar são dos coachees, O papel do coaach é trabalhar a motivação do individuo, facilitar e oferecer uma estrutura, apoiar e desafiar para o processo de mudança.

Acima de tudo, deve ficar claro que o coaching não substitui o gestor em suas atividades e responsabilidades de liderança.

Referencias:

KILBUR, R (1996) – “Toward a conceptual understanding and definitionn of executive coachin. Consulting Psychology Journal: Practive and Research, 48(2), 134 – 144;

KILBURG. R (2000) “Executive Coaching: Developing managerial wisdom ina world of chãos. Washington American Psychological Association

PETERSON, D.B, & HICKS M.D. (1996) – “Leader as coach: Strategies for coaching and developing others: Minneapolis: Personnel Decisions.

TING, S.& HART, E.W.(2004), “Fornal coaching. In.C.D. McCauley & E.Van Velsor (Eds,)”The center for creative leadership handbook of leadership development (pag.116/150), San Francisco. John Wiley & Sons.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s