A importância do Clima Organizacional

Clima organziacional

 

Segundo Abraham Maslow, autor do conhecido trabalho sobre a Hierarquia das Necessidades Humanas, um ambiente de trabalho positivo e saudável se traduz em maior rentabilidade para a organização, já que as pessoas se sentem felizes e integrantes de um mesmo time.

O que é Clima Organizacional?

Clima organizacional

 

É a percepção coletiva que as pessoas têm das empresas, através da experimentação de práticas, politicas, estruturas,  processos e sistemas e, em decorrência, como reagem a essa percepção.

A pesquisa de clima organizacional cria uma base de informações que permite identificar e compreender os aspectos positivos e negativos que impactam o ambiente de trabalho e orienta a elaboração de um plano de ação para melhorar o clima organizacional e, consequentemente, a produtividade e resultados da empresa.

Essa atitude eleva substancialmente o índice de motivação dos funcionários, pois sinaliza a disposição da empresa de ouvir os seus colabores, deixando implícita a frase: “sua informação é importante para nós. Queremos ouvir você”. A pesquisa do clima é, portanto, uma forma de mapear o ambiente interno da organização, a fim de atacar os principais focos de problemas e melhorar o ambiente de trabalho.

 

Clima organizacional 3

Principais contribuições da Pesquisa de Clima Organizacional

Pesquisas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicam que pessoas com baixos índices de motivação utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, esse índice poderá chegar a 60% se as pessoas estiverem motivadas. Ao manter elevados os índices de motivação de seus funcionários, a empresas poderão utiliza-los como um dos indicadores de sucesso.

Entretanto, para que uma empresa tenha sucesso na mensuração do clima organizacional, é necessário que haja credibilidade no processo, ou seja, que ele seja permeado por sigilo e confiança.

As principais contribuições que se pode obter da pesquisa de clima organizacional são:

  • o alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa;
  • a promoção do crescimento e desenvolvimento das pessoas;
  • a integração dos processos e das diversas áreas funcionais;
  • a melhoria da comunicação interna;
  • redução da burocracia;
  • identificação de necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • otimização das ações gerenciais, tornando-as mais consistente;
  • aumento da produtividade;
  • redução do “turn over” ou rotatividade de pessoal;
  • aumento da satisfação dos clientes internos e externos;
  • criação de um ambiente de trabalho saudável e seguro.

No mundo competitivo de hoje, caracterizado por constantes mudanças, as empresas devem, cada vez mais, melhorar os seus índices de competitividade e para isso dependem primordialmente do engajamento de seu pessoal.

É indispensável, portanto, que eles estejam motivados e orgulhosos dos valores compartilhados com a empresa – daí a importância do clima organizacional.

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