Como fazer seu “Discurso de Elevador”

 

Elevator pitch

Se você é um coach recém qualificado numa escola de formação e está prospectando seus primeiros clientes, talvez essa experiência lhe pareça familiar.

Você é apresentado a uma pessoa que, após lhe perguntar o que você faz, quer saber o que é coach. Depois de você se estender em uma das muitas definições do que é coach e do que não é, a pessoa se despede com um: “Ah, é? Interessante”. E a conversa termina aí.

Talvez você tenha desperdiçado, com essa conversa, a oportunidade de conquistar um potencial cliente, por não ter usado o chamado “discurso de elevador“, ou “elevator pitch“, como a expressão é conhecida em Inglês.

A verdade é que as pessoas não estão interessadas em saber o que é coach, mas sim em como ele pode solucionar um problema que elas eventualmente tenham, seja o profissional um coach, um mentor, um psicólogo ou terapista. Uma regra básica de vendas diz que as pessoas não compram o que queremos vender, mas sim o que elas desejam comprar.

Elevator pitch 2

Assim chamado por ter, em tese, a duração de um trajeto de elevador, o “elevator pitch é uma declaração rápida, curta e objetiva, que busca responder as seguintes perguntas: o que você faz, para quem, e com que objetivo.

Assim, depois de ter definido o seu tipo de coach (life ou executive), bem como o seu nicho de atuação, você pode seguir alguns dos exemplos abaixo quando se defrontar com situações como essa.

Elevator pitch 3

Sou coach e ajudo profissionais em inicio de carreira(quem) a construírem um plano de carreira(o que), para subirem mais rápido na escala hierárquica das empresas em que trabalham (para que);

Como coach, ajudo pessoas recentemente promovidas a cargos de liderança, a dominar as qualificações e habilidades necessárias ao desempenho da função, para que possam se qualificar para posições ainda mais elevadas;

Ajudo, através do coaching, as pessoas que querem perder peso a melhorar a condição física , se sentirem mais produtivas e recuperar a auto- estima;

Ajudo pessoas que tem problemas de organização e gestão de tempo a aprender a  definir prioridades para serem mais produtivas na vida pessoal e profissional;

Como coach, ajudo pessoas recentemente aposentados,  que querem voltar ao mercado de trabalho, a descobrir uma nova atividade ou vocação, de modo a se sentirem mais felizes e realizados e mais participativos nas comunidades onde atuam.

A partir daí é entregar o cartão, com seu telefone e e-mail para contato, e, espero, agendar a sua primeira consulta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s