Diferenças entre o Business e o Executive Coach

Business Coach

 

Tanto o business como o executive coach estão voltados para o aumento do desempenho de alguma forma. Ambos exigem treinamento formal com coaches preparados e reconhecidos em seu campo de atuação, além de reunir experiência em níveis superiores da organização.

As principais diferenças entre o business e o executive coach estão em seu foco e na abordagem de atuação.

Business Coaching

Os clientes são normalmente os proprietários e diretores de pequenas e médias empresas que necessitam de aconselhamento e orientação na melhoria de desempenho operacional. Por meio de dialogo e de sessões estruturadas, o coach estimula o cliente a implementar novas estratégias e aumentar a performance do negócio, através do estabelecimento conjunto de metas e alvos específicos a serem atingidos durante o contrato de coaching.

O foco do business coach consiste em fornecer apoio e estimular ações que levem o cliente a atingir o objetivo do negócio, concentrando-se nos múltiplos aspectos das funções de uma organização, como marketing, vendas, publicidade, RH, operações, finanças, etc, para atingir o plano estratégico definido e o crescimento do negócio desejado

 

Executive Coach

 

Equipe dos sonhos

Esse profissional geralmente trabalha com gerentes seniores, CEOs, diretores e donos de empresas que utilizam o aprendizado para elevar o seu desenvolvimento a uma patamar superior. Isso pode incluir melhor equilíbrio dos relacionamentos interpessoais, preparo para uma mudança de papel na empresa, gestão de stress, enfrentamento de um desafio específico em uma ou mais áreas da organização..

O executive coach tem por foco o aumento da performance do executivo e o desenvolvimento de sua carreira e das habilidades que seus objetivos profissionais exigem. Por meio desse processo, é possível trabalhar efetivamente e diretamente na melhoria dos resultados do negócio.

Áreas de atuação do business coach

Os resultados do business coach abrangem desde o desenvolvimento de relações mais fortes com os clientes até na expansão e aperfeiçoamento de uma base de mercado mais ampla que levem a uma mudança no andamento dos negócios. Os business coaches podem atuar com empreendedores, desenvolvimento de um pequeno e médio negócio e até com grandes corporações.

A lista a seguir destaca algumas das principais áreas em que o business coach é chamado a atuar:

Planejamento estratégico

  • atrair mais negócios;
  • identificar novos targets (alvos) e oportunidades de investimento futuro;
  • melhorar o serviço ao cliente;
  • oferecer estrutura, direcionamento e foco;
  • monitorar e avaliar as ações;
  • direcionar as pessoas para adotar as melhores soluções, simplificar os processos e procedimentos visando assegurar a produtividade e satisfação do cliente;
  • promover a iniciativa e responsabilidade, encorajando os gerentes para que sejam responsáveis em relação a toda a organização e não apenas em relação ao próprio trabalho;
  • aumentar a motivação;
  • oferecer feedback objetivo, mas sem interferência nas decisões do negócio;
  • elevar a consciência quanto à aplicação e utilização dos recursos;
  • expandir o escopo das informações, ideias e soluções disponíveis

Planejar os relacionamentos interpessoais

  • descobrir e alavancar o potencial e a criatividade;
  • eliminar os fatores de stress no trabalho;
  • coordenar a vida pessoal e a carreira;
  • aumentar a capacidade de lidar e receber as mudanças e transições;
  • melhorar a concentração, confiança e tomada de decisões. Eliminar os medos e as ansiedades de performance;
  • networking: buscar o oferecer apoio a outros proprietários de negócio; compartilhar ideias, informações e recursos;
  • ajudar os proprietários e diretores em suas interações com executivos, subordinados e funcionários de outros escalões, e investidores;
  • melhorar as habilidades de negociação com o staff interno, clientes e fornecedores externos.

De acordo com a pesquisa The 10th Coaching Survey (Sherpa Coaching, 2015), não há um padrão de duração para um programa de business coach, porém o processo costuma estender-se de 6 a 12 meses. Um trabalho mais intenso e abrangente, que envolva, por exemplo,  mudanças nos negócios e em seus resultados, pode levar até 18 meses para que os resultados se consolidem a apresentem uma base sólida e sustentável.

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