Como Fazer o AutoCoaching

5-techniques-for-effective-selfcoaching-1-638

O autocoaching é um processo por meio do qual você aprende a aplicar em si mesmo as poderosas e transformadoras técnicas do coaching, de forma a desenvolver muito mais autonomia e eficácia para resolver problemas do dia-a-dia, definir e atingir objetivos, ter relacionamentos mais saudáveis e satisfatórios, superar bloqueios, lidar com a ansiedade e segurança e conquistar tudo aquilo com que sempre sonhou.

Isso é possível porque as técnicas do autocoaching trabalham três aspectos fundamentais para atingir o equilíbrio, a felicidade de o sucesso e que consistem em:

  • estimular e estruturar pensamentos e raciocínio positivos;
  • lidar de forma mais produtiva com as suas emoções;
  • descobrir, desenvolver e utilizar todo o seu potencial.

Não é preciso ser coach para fazer o autocoaching. Qualquer pessoa pode se beneficiar desse processo conhecendo as técnicas de autocoaching, tendo disposição para implementá-las e persistindo em sua prática. O autocoaching complementa o coaching ministrado por um profissional da área e pode ser utilizado para reforçar as sessões  e cuidar da manutenção ao final do processo.

Técnicas para utilizar o autocoaching

Self Coaching 2

 

1- Identifique seus objetivos

Como todo processo, o autocoaching começa pela definição dos objetivos. Assim, você deve começar perguntando-se:

  • por que quero fazer autocoaching?
  • Aonde quero chegar?
  • Qual é o meu principal objetivo?

2 – Livre-se dos excessos

Nossos pensamentos nem sempre seguem uma sequencia lógica. Ao tentar focar em algo, nossa mente nos traz uma enxurrada de pensamentos, memórias, sentimentos, sensações… É exatamente isso que pode acontecer no momento em que você começa a definir seus objetivos. Para manter o foco, você deve estabelecer prioridades, perguntando-se: “Qual desses objetivos, se for realizado primeiro, poderá alavancar a realização de todos os outros”?

Self Coaching

 

3 – Motive-se

É a motivação que estimula e leva à ação. Para tanto, faça o seguinte questionamento:

  • O que eu ganho se atingir esse objetivo?
  • O que eu perco se não atingí-lo?

4 – Crie um plano de ação por prioridades

Agora que você já sabe os motivos que o trouxeram até aqui, é hora de criar um plano de ação para por seus objetivos em prática. Quais são as ações necessárias para atingir seus objetivos? Escreva uma lista. Pergunte-se também: quais os bloqueios que podem impedir ou dificultar essas ações? Como eles podem ser superados. Faça um brainstorming para descobrir novos caminhos e opções.

Confira as ideias que surgirem e selecione aquelas que parecem ser mais viáveis e possam gerar maiores resultados. Organize as ações que você selecionou numa sequência lógica e estabeleça metas a serem atingidas por meio dessas ações.

5 – Estipule datas para suas ações

Com o caminho traçado, você deve estipular prazos para cumprir cada passo de seu plano de ação até atingir o objetivo final. Prazos farão com que você encontre a motivação e o senso de urgência necessários para seguir em frente, sem “empurrar com a barriga” decisões que podem estar sendo adiadas há muito tempo.

Estipule prazos realistas, com tempo hábil para serem cumpridos. Lembre-se de que é você quem está criando seu cronograma de ação. Assim, tire proveito disso sem se pressionar com prazos muito curtos ou relaxar com prazos muito longos.

6 – Confirme se o plano é viável

Concluído o seu plano de ação, é hora de examiná-lo cuidadosamente e perguntar: Ele é viável? É possível de ser cumprido?

Avalie criteriosamente os prós e os contras de cada ação. Se você perceber a existência de conflitos irreconciliáveis com sua vida cotidiana, refaça os planos, lembrando-se de que se seu plano não for viável ele nunca vai sair do papel.

7 – Implemente e monitore

Depois de seguir todos os passos anteriores, comece a agir imediatamente. Monitore os resultados de suas ações e faça os ajustes necessários. E continue fazendo autocoaching sempre que você precisar manter-se motivado, manter o foco, superar algum bloqueio e reajustar partes de seu plano.

Referências:

A.M.GREENE J – “Coach Yourself: Make Real Changes in Your Life”. Pearson Education, 2004

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s