Como Criar Projetos a Partir de Suas Áreas de Foco e Responsabilidade.

Todos nós temos papéis (pai, esposo, profissional, etc.) e áreas de foco e responsabilidade, dentre as quais destacamos as que são comuns a quase todas as pessoas:

  • família
  • relacionamentos
  • carreira ou trabalho
  • finanças
  • saúde
  • lazer
  • relacionamento conjugal
  • espiritualidade

Essas áreas podem representar importantes fontes de criação de projetos pessoais ou profissionais que muitas vezes estão diante de nossos olhos, mas não lhe dedicamos o tempo e a atenção necessária para refletir sobre cada uma delas.

Por exemplo, o que você gostaria que fosse realidade em sua carreira, emprego ou qualquer outra atividade profissional como freelancer ou profissional autônomo? O que gostaria de manter, mudar, reduzir, aprimorar ou mesmo eliminar?

O que você tem feito para melhorar a sua empregabilidade ou as suas condições de ascensão no trabalho? Quantos cursos ou seminários frequentou nos últimos meses? De quais projetos mais relevantes participou ultimamente? Como está alimentando a sua rede de relacionamentos profissionais?

Em relação á sua vida conjugal, você se lembra da última vez em que disse algo carinhoso para sua esposa ou cônjuge? Quantas vezes vocês saíram recentemente para ir a um cinema, a um restaurante ou qualquer outra atividade de lazer?

Como avaliar suas áreas de foco e responsabilidade

Uma das ferramentas mais simples, mas muito poderosa, de mapear como estão as áreas principais de nossa vida em um determinado momento é a chamada Roda da Vida, um sistema de avaliação criado pelos hindus e muito utilizado em processos de coaching.

Num gráfico de pizza, e, utilizando as atividade acima listadas ou outras que reflitam a sua realidade de vida, divida-o nas diversas áreas de foco e responsabilidade, colocando nas bordas o nome da área e o seu grau de satisfação em relação a cada uma delas, atribuindo uma nota de 1 a 10, conforme o caso, como na figura abaixo.

Reflita sobre cada uma dessas áreas e tente elaborar projetos que gostaria de fazer em cada uma delas ou pelo menos naquela(s) que, se focadas, teriam um efeito positivo multiplicador em cada uma das demais, independentemente da nota que você lhe atribuir.

Para isso, divida uma folha de papel em branco e ao lado da atividade em questão, coloque o que você gostaria de ser, fazer e ter em cada uma das áreas selecionadas.

Na áreas de finanças, por exemplo, poderia incluir ser financeiramente independente (Ser)), depósitos ou aplicações financeiras mensais de R$… (Fazer) e uma renda passiva, produto de rendimentos financeiros, de R$…. mensais (Ter)

Na elaboração de seu projeto, procure responder ás seguintes perguntas

  • O que eu estou fazendo e devo manter ou melhorar?
  • O que eu não estou fazendo e devo começar a fazer?
  • O que eu estou fazendo e já deveria ter parado de fazer há muito tempo?

A partir daí, crie um plano de ação, monitore-o frequentemente e siga em frente.

Deixe um comentário